Páginas

17 de setembro de 2014

AÉCIO DE VOLTA AO JOGO: HORA DE ENCARAR MARINA

No momento em que já ia sendo relegado à condição de personagem terciário da disputa presidencial, o candidato do PSDB, Aécio Neves, voltou ao jogo maior. Em pesquisa Ibope divulgada na terça-feira 16, ele foi o único a crescer em mais este momento decisivo da disputa eleitoral. A 17 dias das urnas, o senador mineiro resgatou para si quatro pontos perdidos e subiu de 15% de intenções para 19% de referências de voto. Ao mesmo tempo, Marina Silva perdeu um ponto e a presidente Dilma Rousseff, outros três.

O resultado incentivou o ex-presidente Fernando Henrique, que já declarou não querer "melindrar" a adversária do PSB, a insistir publicamente que a estratégia de Aécio é seguir criticando duramente a gestão de Dilma e do PT. Na mesma linha de atuação, o ex-governador José Serra se mantém alheio a ataques a Marina e não se incomoda com as versões que já transmite aos mais próximos de que os tucanos deverão votar 'útil' a favor dela, em 5 de outubro.

Mas o caminho de Aécio para o segundo turno, mostram claramente os números mais recentes, é outro.

Para participar da segunda volta, Aécio precisa ultrapassar quem está imediatamente à sua frente – e está é Marina, e não Dilma. Com 30% de intenções no Ibope, ao registrar perda de um ponto sobre pesquisa anterior do mesmo instituto, Marina é um obstáculo concreto entre o tucano e a petista. Não há como não perceber essa situação eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário